Plantas no apartamento: como cuidar corretamente?

Ter plantas no apartamento é uma ótima maneira de trazer mais vida e bem-estar para o seu lar. Entretanto, para que elas estejam sempre bonitas e saudáveis, é preciso atenção e cuidado. Inspirados nas melhores práticas de jardinagem, portanto, confira algumas dicas simples que podem ajudar você a manter seu cantinho verde sempre exuberante.
Escolha a planta certa para o seu apartamento
Antes de comprar, avalie o ambiente onde a planta ficará. Além disso, considere a quantidade de luz solar que o local recebe, a umidade e a temperatura. Uma planta que precisa de sol pleno não sobreviverá bem em um canto escuro, enquanto isso, outras se adaptam melhor. Para ambientes com pouca luz, a Zamioculcas e a Jiboia são ótimas opções. Já se o local for bem iluminado, aposte em Suculentas e no clássico Cacto.
Por fim, para mais ideias de como usar as plantas na decoração, confira nosso guia.
A importância do vaso e do solo
A escolha do vaso de plantas é fundamental. Ele deve ter o tamanho adequado para ela crescer e furos na base para a drenagem da água. Da mesma forma, utilize um solo que seja propício para a espécie, geralmente rico em nutrientes e com boa drenagem. Além disso, confira o vídeo do canal Cultivando para conferir três dicas para acertar na adubação.
Rega na medida certa
Fique atento, o excesso de água é um dos principais motivos de morte de plantas. Por isso, antes de regar, verifique a umidade do solo. Coloque o dedo a cerca de 2 cm de profundidade: se estiver seco, é hora de regar. Caso contrário, se estiver úmido, espere mais um pouco. Lembre-se que cada planta tem uma necessidade diferente.
Aliás, confira truques de ouro para aprender a regar suas plantas com o vídeo do canal Minhas Plantas.
Dê um “corte de cabelo” na sua planta
A poda é essencial para o crescimento e saúde da planta. Nesse sentido, retire folhas e galhos secos, amarelados ou doentes regularmente. Isso ajuda a direcionar a energia para o desenvolvimento de novas partes e além disso, previne a proliferação de pragas.
Nutrição e proteção
Assim como nós, as plantas precisam de alimento. A adubação regular com fertilizantes específicos para a espécie garante que ela tenha todos os nutrientes necessários. Fique de olho em sinais de pragas (como manchas, teias ou insetos) e use produtos adequados para combatê-las.
Transplante quando necessário
Conforme sua planta cresce, ela pode precisar de um “upgrade” de casa. Se as raízes começarem a sair pelos furos do vaso ou a planta parecer que não está crescendo mais, é hora de transplantá-la para um vaso maior.
Lembre-se, de que as plantas suspensas também devem ter cuidados para se manterem belas e vivas!
Cuidar de plantas é um processo contínuo e gratificante. Com essas dicas simples, você terá um lar mais verde e cheio de vida, ideal para curtir momentos especiais. Para saber mais sobre plantas que trazem leveza e bem-estar, confira nosso outro artigo.