Cinco jogos de terror para curtir no Halloween
 
                                O Halloween é a data que, segundo a cultura celta, marca a noite em que os espíritos dos mortos se misturam com os vivos. O feriado, que é bastante celebrado nos Estados Unidos, no Brasil é conhecido como Dia das Bruxas ou Dia do Saci – homenagem ao personagem do folclore nacional, Saci Pererê.
O que diz a ciência
Um estudo publicado no Journal of Neuroscience (2018) revela o ciclo neuroquímico que torna os jogos de terror uma experiência tão procurada. Quando você se depara com um jumpscare ou uma situação de perigo iminente no jogo, o medo controlado é ativado. Essa emoção estimula a amígdala, o centro emocional do cérebro.
Em resposta, há uma liberação imediata de adrenalina, o hormônio que prepara o corpo para “lutar ou fugir” e que, crucialmente, aguça seus sentidos. Essa é a sensação de coração acelerado e atenção máxima que torna o terror tão intenso.
Após esse pico de alerta e tensão, e uma vez que o cérebro percebe que o perigo é ficcional e você está seguro, ele envia uma poderosa onda de dopamina. É esse neurotransmissor que gera uma intensa sensação de prazer e recompensa. É justamente esse contraste que cria um ciclo altamente viciante.
E para entrar no ritmo do Halloween, que tal fazer uma sessão gamer com jogos de terror? Pegue as guloseimas, organize a sala do seu apartamento, prepare seu quarto gamer ou vá para o Espaço Teen do empreendimento WKoerich onde mora para curtir esse momento divertido sozinho ou em família.
 Quarto Gamer – Decorado Costa Azul
Quarto Gamer – Decorado Costa Azul
5 jogos de terror para aproveitar no Halloween
O mundo dos jogos possui uma infinidade de opções, desde os jogos de terror psicológico até os jogos de sobrevivência. Confira algumas sugestões.
Fuja dos zumbis
A franquia Resident Evil já é consolidada entre os fãs de Survivor horror. Com uma história que se entrelaça em mais de 10 jogos, entre principais e spin-offs, em diversas plataformas, os jogos focam na sobrevivência dos protagonistas em cidades ou vilarejos infestados por armas biológicas. O mais recente, Resident Evil: Village (disponível para Playstation 4 e 5, Xbox One e Series X e Steam), acompanha Ethan, um engenheiro que sai em busca da esposa desaparecida e acaba em uma vila cheia de horrores.
Um mundo sombrio
Outra franquia de jogos muito conhecida pelos fãs dos games de horror é Silent Hill. Aqui, o protagonista guiado pelo jogador, chega à cidade fictícia que dá nome ao jogo, um lugar envolto em névoa e que guarda diversos segredos sobrenaturais. O novo jogo, lançado esse ano (2025), Silent Hill f (disponível para Playstation 5, Xbox Series X e PC), se passa no Japão dos anos 1960, na qual a isolada cidade Ebisugaoka é consumida por uma neblina repentina e se torna um pesadelo assombroso.
Você gosta de ursinhos?
Five Nights at Freddy’s – disponível para celular, Nintendo Switch, Xbox One, Playstation 4 e 5 – é sucesso entre os mais jovens, principalmente pelos sustos e surpresas ao longo da jogatina. A série de jogos, que já ganhou um filme nos cinemas e diversos livros, apresenta animatrônicos de uma pizzaria fictícia que possuem comportamentos sombrios durante a noite. O jogador assume o papel de vigia noturno ou de crianças – dependendo do jogo que irá jogar – e precisa sobreviver às criaturas durante a madrugada.
Uma câmera na noite
Mais um jogo de sobrevivência de arrepiar é Outlast – disponível para Playstation 4 e 5, PC, Nintendo Switch e Xbox. Nessa história, o jogador interpresa Miles Upshur, um jornalista investigativo enviado para um asilo, onde deverá desvendar a corrupção nos bastidores do lugar. Diferente de Resident Evil e Silent Hill, para alcançar o objetivo – sobreviver – em Outlast, o protagonista não possui armas, podendo apenas se esconder e tomar muito cuidado para não ser encontrado pelos moradores do asilo – pessoas com rostos mutilados, sem nariz e muito violentos.
Que tal enfrentar fantasmas com os amigos?
Em Phasmaphobia (disponível para PC, Playstation 5 e Xbox Series X), jogo online de até quatro pessoas, os jogadores são caça-fantasmas investigando lugares assombrados. O mais interessante desse game, é a interatividade. Os quatro jogadores poderão conversar através do chat de voz, mas fiquem atentos: os fantasmas também ouvem. O objetivo aqui é coletar informações sobre cada tipo de fantasma, recebendo uma recompensa por isso ao final da missão.
Com essa seleção de arrepiar, você tem tudo para aproveitar o Halloween no melhor estilo “doce ou travessura”, trocando os doces por uma boa dose de adrenalina e sustos! Reúna sua coragem (e talvez seus amigos), prepare o cenário e mergulhe no terror ficcional que, no final das contas, garante uma divertida e recompensadora onda de prazer, conforme a ciência explica. Que a sua noite de Dia das Bruxas seja cheia de emoção e, claro, muita diversão gamer. Feliz Halloween!









