Inteligência artificial cria imagens a partir de textos descritivos

A tecnologia evoluiu e junto com ela novas formas de realizar tarefas que há poucas décadas eram totalmente feitas por pessoas. Atualmente, podemos ver o exemplo do surgimento de programas de computador que utilizam a inteligência artificial (IA) para simplificar o trabalho, os estudos e as tarefas do dia a dia.

Mas o que é a inteligência artificial e como ela pode facilitar a rotina? Preparamos um conteúdo especial com as principais questões sobre o tema, aproveite a leitura. 

O que é a inteligência artificial?

A Inteligência Artificial envolve uma combinação de diversas tecnologias, sistemas de aprendizado, algoritmos matemáticos, que são capazes de simular habilidades humanas relacionadas à inteligência. Por exemplo, o raciocínio, percepção de ambiente e tomada de decisões.

Existem alguns programas de inteligência artificial utilizados em recursos e atividades diárias. Abaixo listamos algumas soluções que podem ser úteis para você, confira:

 

1. ChatGPT 

O ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial treinado pela OpenAI para entender e gerar linguagem natural, o que significa que ele é capaz de conversar com as pessoas e fornecer respostas úteis a uma ampla variedade de perguntas e solicitações.

Como modelo de linguagem, o ChatGPT pode ajudar no dia a dia das pessoas de várias maneiras. Por exemplo:

Responder perguntas: se você tiver dúvidas sobre um determinado assunto, o ChatGPT pode fornecer informações e esclarecimentos relevantes.

Fornecer suporte ao cliente: muitas empresas usam chatbots baseados em modelos de linguagem como o ChatGPT para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Auxiliar no aprendizado: estudantes e pesquisadores podem usar o ChatGPT para obter informações sobre uma ampla variedade de tópicos.

Facilitar a comunicação: o ChatGPT pode ajudar a traduzir palavras e frases em diferentes idiomas, tornando a comunicação entre pessoas que falam línguas diferentes mais fácil.

Entretenimento: Algumas pessoas usam o ChatGPT como um chatbot divertido, para conversar e passar o tempo.

Em resumo, o ChatGPT pode ajudar no dia a dia das pessoas de muitas maneiras, fornecendo informações, suporte, aprendizado e entretenimento.

Além de criar conteúdos de texto, com o chat GPT também é possível criar imagens a partir de uma descrição em texto, basta o usuário digitar na barra de pesquisa como na imagem abaixo: 


2. Midjourney

O Midjourney é um site gratuito que usa inteligência artificial para criar imagens personalizadas e inéditas a partir de palavras-chave fornecidas pelo usuário. 

O site usa cerca de 650 milhões de ilustrações e fotos encontrados na internet para gerar novas e impressionantes imagens com base no comando de texto fornecido. 

Imagem gerada no Midjourney, onde o autor digitou o comando de texto prompt de texto: “jasmim na natureza”.

Essa ferramenta é uma excelente opção para soltar a imaginação e criar artes super personalizadas. O Midjourney é ideal para produzir conteúdos nas redes sociais e buscar inspirações para o seu projeto, seja ele de decoração, arquitetura ou design.

As possibilidades são muitas para quem utiliza os recursos de inteligência artificial (IA), profissionais de design do mundo fizeram criações incríveis com a ajuda dessa tecnologia

 

3. AI Vision

A ferramenta Vision AI é uma plataforma de inteligência artificial (IA) oferecida pelo Google Cloud que permite a criação de modelos de aprendizado de máquina (machine learning) para a análise de imagens e vídeos.

Essa ferramenta permite que os desenvolvedores de IA detectem objetos, reconhecimento facial, classificação de imagens e transcrição de texto em imagens, entre outras. 

 A ferramenta é útil em diversas áreas, desde segurança e vigilância até diagnóstico médico e reconhecimento de marcas em publicidade. Algumas das maneiras pelas quais ela pode ser utilizada incluem:

No comércio eletrônico: O recurso pode ser utilizado para ajudar na classificação automática de imagens de produtos, tornando o processo de catalogação mais eficiente e preciso.

Na indústria automotiva: A ferramenta pode ser utilizada para detectar defeitos em peças ou em processos de fabricação, ajudando a melhorar a qualidade do produto.

Na agricultura: A Vision AI pode ajudar a identificar doenças em plantas, pragas e outros problemas em lavouras, permitindo uma ação mais rápida e eficaz.

Na arquitetura: A ferramenta Vision AI do Google Cloud pode ser útil em projetos de arquitetura e decoração de diversas maneiras, como:

Detecção de objetos: A ferramenta pode ser utilizada para detectar objetos em imagens de um espaço. Por exemplo, a Vision AI pode identificar móveis, plantas, luminárias e outros objetos presentes em uma imagem. Isso pode ajudar na catalogação de itens em um projeto e no planejamento de layout.

Análise de cores: A ferramenta pode analisar as cores presentes em uma imagem e fornecer uma paleta de cores sugerida para o projeto. Isso pode ajudar a definir uma paleta de cores harmoniosa para a decoração e design de interiores.

 

 

Detecção de texturas: A ferramenta pode ser utilizada para detectar texturas presentes em uma imagem, como tecidos, pedras, madeira, entre outros. Isso pode ajudar a escolher materiais de decoração e acabamentos para o projeto.

Em resumo, as ferramentas de Inteligência artificial (IA) podem ser utilizadas em uma variedade de tarefas em muitos setores diferentes, tornando os processos mais eficientes, mais rápidos e mais precisos.

Você conhecia ou utilizou alguma vez alguns desses recursos? Compartilhe sua experiência conosco:


    Compartilhe esta publicação