Livro e documentário sobre Walter Osli Koerich foram produzidos para celebrar os 90 anos do empreendedor.

Walter Osli Koerich nasceu em uma época em que energia elétrica era artigo de luxo. Santa Catarina tão pouco figurava como um dos estados mais promissores e economicamente desenvolvidos. Mas nenhum desses fatores o impediu de desbravar o novo. Um visionário nato tem em seu DNA diversas empresas ao longo de nove décadas. Natural de São José, cidade localizada na Grande Florianópolis, com seus irmãos, começou cedo a trabalhar junto ao pai e nunca se esqueceu de suas raízes.

 

Casa e armazém de Eugênio Raulino Koerich e Zita Althoff Koerich em Santana

De uma família numerosa, saiu de Santana em São José e apresentou para sociedade o que existia de mais moderno no comércio. Do abatedouro, passando pelas fiambrerias, supermercado, loja de eletrodomésticos, consórcio, concessionárias de automóveis e motocicletas, shopping center e construção civil, inovação sempre foi o seu combustível. 

Eugênio e Família

Seguindo o legado de seu pai, Eugênio Raulino Koerich, sempre fez valer a máxima de que ninguém nasce grande e nem cresce sozinho, e ele teve ao seu lado familiares e amigos, sempre pensando em ir além. “É um mantra inerente à minha formação. Meu pai sempre nos ensinou o valor dessa expressão. Muito mais do que prosperarmos, precisamos ser facilitadores para que toda a comunidade também cresça, por isso sempre desenvolvemos projetos que reverberam na cidade, na sociedade, mas sempre começando com nosso público interno”, destaca o empresário.

Casado, pai de sete filhos, o empresário tem na família seu grande alicerce. Junto à esposa Linda e seus filhos sempre encararam todos os desafios da vida. Ela sempre esteve ao seu lado e, muitas vezes à sua frente, abrindo caminhos.

Foi na Academia do Comércio que aprimorou as primeiras lições que recebeu nos bancos escolares e sempre com apoio de seu pai. “Papai inclusive cedeu um espaço e construiu uma escola para que todos pudessem ter acesso à educação”, explica Walter. As diversas empresas que têm Walter Osli Koerich como visionário desempenham papel importante na economia e no dia a dia da sociedade catarinense.

Com a comemoração dos 90 anos do empresário, surgiu a ideia de registrar sua história. E, com um vasto material, não poderia se limitar a uma obra. Alguns predicados definem o empresário que sempre foi – e continua sendo – um grande exemplo para a família. Determinado, líder, sem medo de ousar, Walter Osli Koerich afirma “Eu não nasci para fazer sempre as mesmas coisas e sim para fazer o novo”.

A vasta história do empresário é contada por meio de registros históricos e, principalmente, por entrevistas documentais com familiares, amigos e colaboradores.

 

Fiamberias Koerich

 

Em seu legado, uma das grandes realizações é a assinatura do primeiro shopping center da capital catarinense, o Beiramar Shopping, que em 2023 completou 30 anos. Mas a vida foi marcada também por muita superação. “Nada foi fácil, mas também nunca ficamos sentados esperando. Um dos nossos grandes desafios foi a construção do Beiramar Shopping. Enfrentamos todos os planos econômicos, muitas vezes pensei que era pesado demais, mas confesso que eram devaneios, pois o sonho sempre foi maior que os nossos percalços. Não foi fácil, assim como todo começo, quando decidi sair de Santana rumo a Florianópolis em busca do desenvolvimento, do crescimento”, pontua o empresário. Outro grande projeto que muito orgulha Walter é a WOA, uma sociedade com propósito específico, que nasceu do desejo de empreender em um dos endereços mais nobres da cidade e que hoje é destaque na indústria da construção civil e com projetos que criarão um novo olhar e centralidades para São José.

Walter e Antonio Koerich em frente à obra do Beira Mar Shopping em 1988

Atualmente, Walter Osli Koerich é presidente da WKoerich, uma das maiores construtoras do estado, pioneira com diversos produtos na Grande Florianópolis, como o primeiro residencial de luxo da capital catarinense e os stúdios. No auge de suas nove décadas, ele ainda frequenta a sede da construtora na rua Vitor Konder – que na década de 1960 foi palco do Supermercado Koerich. Outra paixão são as obras. “Me realizo visitando regularmente nossas obras, vendo sonhos se materializam com as estacas e os tijolos, um sobre o outro. O relacionamento com os nossos colaboradores também é dos meus grandes combustíveis”, celebra. 

Um ícone para Santa Catarina, um estado empreendedor e forjado pelo trabalho. Tem uma tríade que o representa: fé, família e trabalho. Não há quem o conheça e que não tenha uma afirmação: liderança nunca faltou para Walter Osli Koerich. Clique aqui para conferir o documentário que retrata sua história na integra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta publicação