Guia da mudança: saiba dicas importantes para que sua mudança seja feita da melhor forma possível

Prestes a começar uma nova vida em um novo lar? A mudança de local é uma experiência única e emocionante, mas em alguns casos pode se tornar um processo difícil e estressante. 

Para que seja um momento mais tranquilo e com poucos imprevistos, é de extrema importância ter um planejamento adequado de tudo o que precisa ser feito e com todas as partes envolvidas. Ter atenção nos detalhes faz a diferença durante todas as etapas. 

Por isso, a WKoerich preparou um guia imperdível para quem está de mudança e tem o desejo de que tudo ocorra da melhor maneira possível, Mas antes, não esqueça de definir a data da mudança e – em caso de apartamentos, agende com antecedência o dia correto com o síndico. 


Etapa 01: prepare-se para o ato de mudar


Comece anotando e fazendo uma lista de tudo o que é necessário ser feito antes de iniciar a sua mudança. Neste momento, é importante que você crie um cronograma e uma rota de mudança para que todos os seus pertences cheguem no destino certo. Então, planeje como e quando serão embalados todos os itens e por qual caminho eles farão. No planejamento, lembre-se de organizar suas contas e informar o seu novo endereço para pessoas do seu convívio. 


Ter tudo planejado com antecedência é o primeiro passo para começar uma mudança positiva e sem incomodações. 


Etapa 02: otimize e organize seus itens e seu tempo

Mudanças são ótimas para desapegar de muitas coisas. Leve em consideração manter somente o que for realmente útil e deixe todo o resto para trás. Doe para instituições de caridade o excesso de roupas de cama, de enfeites, de artigos de cozinha, de panelas e outras coisas que não serão usadas agora e nem mais tarde. Conheça todos os cantos do seu novo lar e meça os cômodos. Mesmo que você contrate uma empresa de móveis planejados, é importante ter uma ideia de quais objetos de decoração poderá levar para o novo imóvel.

No dia utilize jornais, plástico bolha, panos de prato e se possível até almofadas para proteger os objetos frágeis. Objetos sensíveis devem ser transportados com cuidado.


Etapa 03: mudando o hábito do desperdício

Durante a semana que antecede a mudança, compre apenas os suprimentos necessários, assim você evita desperdício de alimentos e ainda tem menos caixas para transportar. No dia da mudança os itens de geladeira devem ser armazenados em caixas térmicas, sendo os primeiros a serem guardados na nova moradia. Ao invés de cozinhar no dia, prefira comidas prontas ou aplicativos de entrega.

Evitando o desperdício você economiza tempo e dinheiro, além de conquistar um hábito indispensável. 


Etapa 04: chegue reorganizando a sua mudança


Após finalizar o transporte e distribuir as caixas sinalizadas em seus respectivos cômodos, escolha um ambiente conforme sua prioridade e comece a desempacotar e a guardar os objetos. Não limpe cada item para depois armazená-lo, a exemplo de talheres, pratos, copos e outros objetos da cozinha. Primeiro organize a casa, para depois, com a residência funcionando, lavar e limpar o que demandar tal cuidado.

Não inicie a organização de vários cômodos ao mesmo tempo. O ideal é apenas começar a arrumação de um ambiente após finalizar o anterior.


Dicas extras:


Lidando com as crianças: converse e explique o quanto vocês serão felizes no novo imóvel e inclua-as na organização. Busque animar a criança a explorar o condomínio, a descobrir o espaço kids e lugares que pode brincar, além de pedir sua ajuda para decorar seu novo quarto, e determinar lugares para seus brinquedos.

Cuidados com seu animal de estimação: durante os dias que antecedem a mudança, embora você esteja ocupado(a) com a organização e empacotamento dos objetos, é importante manter a rotina do bicho: faça os passeios, brincadeiras e refeições nos horários habituais. No dia da mudança, procure manter o cão e/ou o gato em um local tranquilo. Durante os primeiros dias na casa, restabeleça a rotina e evite trocar a ração ou fazer alterações de camas ou brinquedos nesse período.

Aproveite o seu novo lar: depois de deixar tudo organizado, chegou o momento de relaxar e curtir o novo refúgio particular da sua família. É o momento de aproveitar todo o esforço realizado durante a mudança. 

 

Compartilhe esta publicação