Exuberantes, os Jardins Suspensos estão em alta e são um marco na Arquitetura Contemporânea pelo mundo

Exuberantes os Jardins Suspensos estão em alta e são um marco na Arquitetura Contemporânea pelo mundo.

Marcada por diferentes influências, a arquitetura contemporânea  reúne um conjunto de características e tendências. Esse estilo teve início no final dos anos 80 e permanece até os dias atuais.

As principais características dos projetos da arquitetura contemporânea revelam a mistura de várias tendências, como o moderno e o pós-moderno em um comportamento definido como pluralismo. Podemos destacar as casas ou construções com formato irregular, incomum, janelas em grandes dimensões e o apelo ao uso de materiais reutilizáveis.

Entre as principais características da arquitetura contemporânea estão:

  • Uso de materiais naturais e sustentáveis – pisos de bambu, bancas de granito, telhados vivos, exuberância no paisagismo.
  • Utilização de materiais recicláveis e não tóxicos – tintas menos tóxicas; pisos de materiais sustentáveis.
  • Luz natural – uma das principais características deste tipo de construção, com destaque para as grandes janelas e clarabóias.

 

Costa Azul Clube Residencial  é um exemplo da tendência da arquitetura contemporânea, com “telhados  verde”,   tem até árvores frutíferas em seu exuberante paisagismo suspenso.

 

Arquitetura Verde

Durante os anos de 1920, em pleno período moderno da Arquitetura Mundial, o renomado artista Le Corbusier desenvolveu um conceito diferente para edifícios, com cobertura destinada à convivência e lazer. Para ele, este terraço realmente poderia conter um jardim repleto de vegetação, ou ser constituído de espaços abertos e elementos construídos, como um solário.

 

Ático do Costa Azul Clube Residencial.
Ático do Costa Azul Clube Residencial

 

Os edifícios verdes estão cada vez mais em destaque na arquitetura contemporânea. Nesses locais, os projetos são voltados para garantir eficiência energética e aproveitar materiais sustentáveis.

Do lado de fora, o aproveitamento do espaço é caracterizado, por exemplo, pelos chamados telhados verdes, e espaços utilizados como hortas. Esses telhados têm dupla função, além de garantir mais espaços verdes, também contribuem para a manutenção do conforto térmico.

 

Jardins Suspensos no Mundo

Considerada pela revista TIME a arquiteta mais influente do mundo, a arquiteta polonesa Elizabeth Diller se dedicou nos últimos 30 anos a construir prédios e instalações que desafiam a compreensão clássica ao misturar arte, arquitetura e a busca pela função social do espaço. Provocadora, a arquiteta não se limita a criar apenas o que é esperado, mas sim algo que realmente impacte a vida das pessoas.

 

High Line, projetado pela renomada arquiteta polonesa Elizabeth Diller
High Line, projetado pela renomada arquiteta polonesa Elizabeth Diller

 

Entre suas principais realizações, destacam-se o Broad Art Museum, em Los Angeles, o Institute of Contemporary Art, em Boston, e o famoso High Line, um parque urbano elevado.

 

High Line, construído nos trilhos de uma antiga ferrovia abandonada em Nova York.
High Line, construído nos trilhos de uma antiga ferrovia abandonada em Nova York

 

Jardim Suspenso referência no Brasil

Projetado e orientado por Roberto Burle Marx,  artista plástico brasileiro de renome internacional, e idealizado nos anos 1980 em Blumenau-SC, existe um incrível jardim Suspenso com uma área total de 2.320 m². O jardim possui 41 espécies de flores, folhagens e plantas de origem nacional e internacional, localizado na sede de uma da centenária Cia. Hering o espaço  é aberto à visitação mediante reserva! Clique aqui e garanta a sua visita. 

Jardim Suspenso em Blumenau, SC
Jardim Suspenso em Blumenau, SC

 

Empreendimentos residenciais e os terraços com área verde

Em Florianópolis,SC o Costa Azul Clube Residencial foi pensado para um mundo mais sustentável, o empreendimento integra a natureza através de um projeto paisagístico único. Com linhas arquitetônicas contemporâneas que se completam com as do horizonte,  duas de suas três torres contemplam  cobertura verde  e paisagismo no Wroof proporcionando aos moradores uma experiência de contato com a natureza de forma mais reservada e contemplativa. Essas vegetações purificam o ar e liberam oxigênio na atmosfera, melhorando a qualidade do ar na região. 

Wroof do Costa Azul com vista para a Baía Norte.
Wroof do Costa Azul com vista para a Baía Norte

 

Leia também:
Tendências de decoração que estão conquistando o público em 2023

 

Quer conhecer os melhores empreendimentos de alto padrão? Preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores entrará em contato com você

    Interesse: AluguelVenda

    Compartilhe esta publicação