Arquitetura mundial: sustentabilidade, design paramétrico, humanização dos espaços e construção modular

Complexo Galaxy Soho, Zaha Hadid Architects

A arquitetura mundial passou por uma significativa evolução nos últimos anos, incorporando novos conceitos e abordagens revolucionárias. Nesse contexto, a sustentabilidade, o design paramétrico, a humanização dos espaços e a construção modular despontam como temas cruciais para o setor, direcionando a concepção e construção de edifícios e espaços urbanos.

No texto abaixo, vamos abordar um pouco mais sobre esses conceitos que vêm transformando a arquitetura nos dias de hoje. Boa leitura!

 

Design Paramétrico

Um dos conceitos revolucionários adotados na Arquitetura mundial é o design paramétrico, esse tipo de abordagem combina a criatividade humana com a tecnologia avançada. Por meio do uso de algoritmos e software especializados, capaz de criar formas e estruturas complexas que antes eram inimagináveis.

Na prática a arquitetura paramétrica pode ser definida como a maneira de elaborar um projeto arquitetônico a partir de parâmetros  

O design paramétrico permite desenvolver edifícios com geometrias inovadoras, fachadas dinâmicas e espaços interiores personalizados. Essa abordagem vai além da estética, contribuindo também para o desempenho energético e a funcionalidade dos imóveis, proporcionando uma experiência excepcional aos ocupantes.

 

Arquitetura humanizada

A humanização de espaços é um conceito cada vez mais valorizado na construção de imóveis, buscando proporcionar ambientes que atendam às necessidades e bem-estar das pessoas. É um movimento que visa criar locais onde as pessoas se sintam acolhidas, confortáveis e conectadas com o ambiente ao seu redor.

Um exemplo inspirador de construção arquitetônica internacional que prioriza a humanização dos espaços é o Bosco Verticale em Milão, Itália. Esse projeto inovador consiste em duas torres residenciais cobertas por mais de 900 árvores e uma variedade de plantas, que ajudam a melhorar a qualidade do ar e a criar um ambiente mais saudável para os moradores.

Além disso, as árvores proporcionam sombra e reduzem o ruído externo, criando uma atmosfera tranquila e agradável. Essa abordagem diferenciada de construção busca integrar a natureza ao ambiente urbano, promovendo a sensação de conexão com a natureza mesmo em uma área densamente povoada.

Bosco Verticale em Milão, Itália

Bosco Verticale em Milão, Itália

 

Através da integração de elementos como luz natural, ventilação adequada e espaços verdes, os arquitetos são capazes de desenvolver espaços acolhedores e saudáveis. 

Parque Costa Azul, localizado no Novo Estreito

 

O Parque Costa Azul, adotado e mantido pela WKoerich foi projetado para incentivar a interação social e o contato com a natureza. Essa abordagem não apenas melhora a qualidade de vida dos moradores, mas também promove um senso de comunidade e pertencimento.

Costa Azul Clube Residencial

Costa Azul Clube Residencial

 

Os conceitos da arquitetura humanizada estão em todos os detalhes neste inovador empreendimento da WKoerich. No Costa Azul, tudo foi pensado para um mundo sustentável, com um projeto icônico e perfeitamente integrado à natureza e que oferece um equilíbrio ideal entre bucólico e urbano. Isso é visto nas praças internas, ligadas ao meio ambiente e pensadas para oferecer uma grande experiência ao morador. Além do paisagismo único, o condomínio se destaca por contar com duas de suas três torres com coberturas verdes, que possibilitam a purificação do ar e a liberação de oxigênio na atmosfera.

Costa Azul

 

Sustentabilidade

A sustentabilidade tem se tornado cada dia mais um aspecto fundamental na construção de imóveis, impulsionando a busca por práticas e materiais mais ecológicos.

Uma construção arquitetônica internacional que se destaca nesse sentido é o edifício One Central Park, localizado em Sydney, Austrália. Esse empreendimento inovador utiliza uma série de estratégias sustentáveis para minimizar o consumo de energia e recursos naturais. Entre as principais características estão os painéis solares instalados nas fachadas e nas coberturas, que geram energia renovável para o edifício, além de um sistema de coleta e reuso da água da chuva para irrigação dos jardins verticais que adornam o prédio.

 

 One Central Park, localizado em Sydney, Austrália

One Central Park, localizado em Sydney, Austrália

 

O Fragata Residencial apresenta soluções sustentáveis que visam proteger os recursos naturais e reduzir os impactos negativos no meio ambiente. Tanto a estrutura dos apartamentos quanto as áreas comuns do empreendimento oferecem diversas opções práticas para facilitar o dia a dia e contribuir para um futuro mais positivo e sustentável.

 

Fragata Residencial

Fachada do Fragata Residencial

 

Algumas dessas soluções incluem o reaproveitamento da água da chuva para irrigação de jardins, a instalação de vasos sanitários com sistema de acionamento de duplo fluxo em todos os banheiros e lavabos, e a presença de sensores que economizam energia elétrica nas áreas comuns. O uso de bicicletas compartilhadas é uma tendência que proporciona mais facilidade e qualidade de vida aos moradores. 

O conceito de sustentabilidade está presente em todas as criações de novos empreendimentos por parte da WKoerich. Desta forma, projetos recentes da construtora vêm incorporando novas ideias e tecnologias com objetivo de facilitar a vida do residente e proteger o meio ambiente.

 

Bicicletário Atlantique Residence

 

Por conseguinte, o conceito de sustentabilidade adquiriu um novo significado, inclusive no âmbito da decoração de residências, escritórios e estabelecimentos comerciais. Profissionais desta área estão cada vez mais incorporando essa ideia em seus projetos renomados, trazendo mais leveza e originalidade aos interiores.

Leia também:
Arquitetura biofílica: projetos inspirados na natureza 

 

Quer conhecer os melhores empreendimentos de alto padrão? Preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores entrará em contato com você

    Interesse: AluguelVenda

    Compartilhe esta publicação