68 anos de WKoerich Empresarial: uma história forjada pelo trabalho e pelo amor por transformar realidades

A família Koerich tem uma história rica e diversificada que se estende por 68 anos de atividades empresariais em Santa Catarina. A empresa foi fundada por Eugênio Raulino Koerich e teve sua origem em 1955 como Eugênio Raulino Koerich e Cia Ltda., com o nome fantasia de “Fiambreria Koerich”, na rua Deodoro em Florianópolis. Nesse mesmo período, Walter Osli Koerich e seu irmão Antônio moravam nos fundos da fiambreria e estudavam à noite.    

Em 1962 a empresa já contava com sete lojas, incluindo um supermercado moderno, responsável pela introdução do novo conceito Peg e Pag em Santa Catarina, localizado na rua Victor Konder (atual sede da WKoerich).


Fiambreria Koerich no ano de 1955, localizada na rua Deodoro, Florianópolis.

Com a cidade bem atendida pelas fiambrerias e o comércio atacadista funcionando a todo vapor, o fundador do grupo, Eugênio Raulino Koerich, juntamente com os filhos, decidiu entrar na área de vendas de móveis e eletrodomésticos.Sendo assim, no ano de 1964, na rua Deodoro, é inaugurado o primeiro estabelecimento da rede de Lojas Koerich.
Para dinamizar as vendas, foram desenvolvidas as primeiras estratégias de marketing, entre elas o “Plano Sorte Koerich”, com distribuição de brindes e sorteio de automóveis.

Em 1968, foram inauguradas a Koesa – a primeira revendedora Volkswagem de Florianópolis e o Consórcio Koerich.


Em 1968 foram criados a Koesa, a primeira revendedora Volkswagen de Florianópolis e o consórcio Koerich.

Nos anos 70, as Organizações Koerich firmaram parceria com a Frios Macedo, criando a empresa Macedo Koerich Ltda, tornando-se uma das líderes no abate de aves na região. De outra parceria vitoriosa nasceu a Kobrasol Empreendimentos Imobiliários, construtora do bairro de mesmo nome no município de São José. Em 1977, foram fundadas as Lojas Kilar, voltadas para um segmento mais sofisticado de móveis e eletrodomésticos.

Ainda na mesma década, em 12 de dezembro de 1979 o patriarca e fundador da empresa Eugênio Raulino Koerich faleceu. Mas o pioneirismo do seu tempo, deu resultados que chegaram até hoje. Deixou lições de integridade nos negócios e a certeza de vencer com o trabalho árduo.

 Em 1980, foi inaugurada a Kimoto, concessionária Honda Duas Rodas que tinha sua sede onde atualmente está construído o WOK Center.     

 Em 1993 foi inaugurado o Beiramar Shopping, o primeiro shopping da capital de Santa Catarina.


Foto do Beiramar Shopping, o primeiro shopping da capital de Santa Catarina.

Com a divisão do grupo, as lojas Kilar e Dular ficaram com Paulo Olavo Koerich e seus filhos. Orlando Koerich, ficou responsável pela Zita Empreendimentos Imobiliários, que hoje é administrada por seus filhos. Com Antônio Koerich e filhos ficou a rede de lojas Koerich. A Walter Osli Koerich e filhos coube a administração da Koesa, Kimoto, Koerich Construção e Participação e Consórcio Koerich.

Após a construção do Beiramar Shopping, Walter Osli Koerich foca a sua atenção para a construção civil e a construtora Koerich cria sua própria equipe de vendas: a Koerich Imóveis, atual WKoerich.

2001 – Entrega do Acqua Marina Residence.

2007 – Entrega do Residencial Linda Koerich.

No ano de 2009 a família se reuniu novamente para criar a WOA Empreendimentos Imobiliários, o nome traz a união dos irmãos Walter Osli Koerich, Orlando Odílio Koerich e Antônio Koerich.

A WKoerich, antes conhecida como Koerich Imóveis, sempre teve sua história pautada na valorização da vida da comunidade que impacta. Sempre construindo pontes com a sociedade em busca de um mundo melhor. Os valores giram em torno de melhorias contínuas, comprometimento, sustentabilidade, transparência e valorização das pessoas.

2012 – Entrega do residencial Alameda Domo, o primeiro clube residencial da WKoerich.

 

Em 2012 a WKoerich lançou o conceito de eStúdio em seus empreendimentos.


Os eStúdios são monoambientes, criados especialmente para atender as necessidades do consumidor moderno, com localização privilegiada em Florianópolis. Desde 2012 já foram entregues os eStúdios Oceano, Central, WOK e K-Platz,

No ano de 2015 foi lançado mais um produto inovador para o portfólio com a criação de apartamentos prontos para morar: WKollection – unidades entregues mobiliadas, equipadas e climatizadas.

Em 2016, ocorreu uma reestruturação de imagem, no principal intuito de homenagear as bodas de diamantes de Walter e Linda Koerich. A partir dali, a Koerich Imóveis passou a utilizar o nome de WKoerich.

Em 2020 a WKoerich concretizou um sonho de seu fundador, Walter Koerich, com a inauguração do seu primeiro hotel, o LK Design Hotel em Florianópolis. 


Fachada do LK Design Hotel

Localizado em uma das esquinas mais valorizadas da região, a Beira-Mar Norte, o LK Design Hotel é a expressão do estilo minimalista e sofisticado.

A vista extraordinária para o mar é uma das grandes atrações do empreendimento, que também conta com um moderno centro de convenções e restaurante no térreo.


Sala de reunião

Acompanhando as transformações no setor hoteleiro a WKoerich entregou em  23 de Julho de 2021 o K-Platz Hotel, como parte do complexo mixed use K-Platz em São José.


K-Platz – empreendimento mixed-use localizado em São José.


Além do hotel, o K-Platz conta com Corporate, Residence, eStúdios, Mall, Markt, Auditório Walter Osli Koerich e um estacionamento rotativo exclusivo, proporcionando aos visitantes uma nova opção de hospedagem, tanto para turismo quanto para negócios, em uma região em constante desenvolvimento. 


O K-Platz Corporate conta com uma estrutura inovadora, escritórios para empresas de diferentes estilos. Tudo integrado com as facilidades do K-Platz, um life center completo.


Os 68 anos de atuação no mercado são celebrados com grandes projetos para 2023: o lançamento de empreendimentos disruptivos, que focam em sustentabilidade e qualidade de vida.

Para fortalecer ainda mais o laço entre a história WKoerich e o bem-estar das pessoas, o projeto WLife contribui cada vez mais com a melhoria dos espaços públicos na Grande Florianópolis.  O Parque Costa Azul é um projeto inovador no Novo Estreito, de 14.000 m² e que vai trazer ainda mais beleza e vida para a região. O Parque está localizado ao lado do Costa Azul Clube Residencial, novo empreendimento da WKoerich que terá as Torres I e II entregues em 2024 e a Torre III entregue em 2025.

Parque Costa Azul, localizado no Novo Estreito

A empresa segue em constante evolução e crescimento, consolidando-se como uma das principais construtoras de Santa Catarina. Em março de 2023 a WKoerich entregou mais uma obra rigorosamente em dia, a Torre I do Fragata Residencial.

Conheça mais um pouco da trajetória da família Koerich no artigo sobre a história de empreendedorismo de Walter Osli Koerich.

Quer conhecer os melhores empreendimentos de alto padrão? Preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores entrará em contato com você

    Interesse: AluguelVenda

    Compartilhe esta publicação