Deguste com charme

Convidar os amigos, a namorada, ou marido para uma taça de vinho é sempre sinônimo de sofisticação. E a Koerich Imóveis oferece espaços charmosos e agradáveis para viver esses momentos, como salão de festas, espaço gourmet e até mesmo ambientes com piscina e vista para toda a cidade. 

(Vista do Residencial Orla Marítima Residence)

Mas, o que todos nós estamos realmente interessados é no sabor do vinho: um bom vinho é capaz de deixar qualquer refeição e qualquer conversa mais interessante. No entanto, escolher o vinho ideal requer conhecimento. É uma verdadeira arte.

O básico é assim: vinhos tintos combinam melhor com carne vermelha, enquanto que vinhos brancos e rosados acompanham melhor as carnes brancas. E, para dominar a arte do vinho, também é preciso saber em qual taça servi-lo. Isso mesmo, existem diversos formatos de taça e elas não são somente uma questão de extravagância. A taça ideal valoriza em muito o vinho.

– Para vinhos tintos existem dois tipos de taças: a bordeaux e a borgonha. O uso de uma ou de outra será determinado pela espécie de uva usada na fabricação do vinho.

Assim, a taça bordeaux é ideal para as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, já que seu bojo maior e sua extremidade mais fina evita a dispersão de aromas e direciona o vinho para a ponta da língua, fazendo com que os sabores frutados sejam sentidos antes dos taninos. 

– Já para vinhos tintos à base de Pinot Noir, a taça borgonha é mais adequada, pois seu formato em balão permite que as notas frutadas se liberem mais rapidamente (é um vinho olfativo), ao mesmo tempo em que o vinho é direcionado para a ponta e centro da língua, diminuindo sua acidez.  

– Para vinhos brancos, a grande sacada é utilizar uma taça que consiga equilibrar o ácido com o doce, que são as características marcantes desses vinhos. Por isso, deve ser usada uma taça com corpo mais longo e aba estreita, pois, dessa maneira, as notas de frutas serão realçadas, o equilíbrio entre doçura e acidez será perfeito e a baixa temperatura será conservada por mais tempo, tornando a experiência degustativa muito mais rica.  

– Os vinhos rosados nada mais são do que um híbrido entre o tinto e o branco. Portanto, as taças utilizadas para servi-lo deve ser menor que a do vinho branco, mas com o bojo levemente maior, pois o que se quer é realçar os tons frutados e disfarçar, num primeiro momento, os taninos.  

 

DICAS

Para os vinhos tintos, recomenda-se descansá-lo em um decantador antes de servi-lo, pois, quando é oxigenado, seus sabores tornam-se mais intensos. Já os vinhos brancos podem ser servidos diretos da garrafa, mas sempre bem gelados. A haste é o local adequado para segurar a taça de vinho, e isso tem um motivo simples (não é frescura): segurando-a, a temperatura do vinho demora mais a cair. E você que é fã de vinhos, compartilhe bons momentos.