Tendências para 2023

Você sabia que as cores têm o poder de influenciar ações, comportamentos e humores? É por isso que todos os anos, as principais indústrias de tinta do mundo anunciam sua paleta oficial para o próximo ano. E ainda que cada uma siga por um caminho, as escolhas estão longe de serem aleatórias. 

As marcas realizam pesquisas com o objetivo de identificar comportamentos humanos, culturais e sociais, para posteriormente traduzir tudo isso em cores. Dessa forma, conseguem reunir paletas que revelam os sentimentos, as necessidades e os desejos que têm influenciado as pessoas ao redor do mundo. 

Para 2023, assim como em 2022,  o desejo de se conectar mais com a natureza e com a casa manteve-se presente, dando força a uma tendência que já havia sido identificada desde o ano de 2020.

Confira, abaixo, o que os estudos feitos pela Pantone, Suvinil, Eucatex e Tintas Coral identificaram como tendências de cores para o ano de 2023 e inspire-se!

Pantone – Viva Magenta

A Cor do Ano da Pantone, Viva Magenta 18-1750, vibra com força e energia. É uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor. Conforme a descrição da marca, a Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa.

 A diretora executiva da Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, cita no site da marca que a inspiração foi pelo pigmento vermelho produzido a partir do inseto Cochonilha – um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. Eiseman comenta:

Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior” (Fonte: Pantone). A empresa também explica que essa cor deve transcender o design e a moda para refletir diretamente no estilo de vida dos consumidores em nível global.

Suvinil – Calcita Alaranjada

A marca Suvinil apostou em um laranja em tom terroso da cor Calcita Alaranjada, uma tonalidade inspirada no mineral de mesmo nome, que reflete as transições vividas atualmente, trazendo energia e inovação, como os tons de laranja dos anos 1970.

De acordo com a marca, a cor é ideal para momentos de transição como o que estamos vivendo. De acordo com o site da marca 2023 será um ano marcado pela segurança ancestral, inspiração do agora e esperança para seguir em frente.  

Ah, e uma curiosidade: a Calcita Alaranjada é a primeira cor da suvinil feita com pigmentação 100% natural. E quando aplicada na parede, a tinta apresenta uma textura sutil que convida ao toque. 

Eucatex – Calmaria 

Pensando em trazer mais harmonia e suavidade após um longo dia de trabalho, a marca Tintas Eucatex elegeu a cor Calmaria 2422E como a Cor do Ano 2023, a partir de um estudo multidisciplinar coordenado pela empresa de pesquisa Tendere. 

A cor Calmaria traz azul claro atenuado em um tom acinzentado que desperta harmonia na decoração de qualquer espaço e chega para suavizar essa vivência intensa que estamos passando, com um turbilhão de emoções e sensações. 

“Trata-se de uma cor que consegue ser sóbria, ao mesmo tempo em que é estimulante do pensamento criativo. Os tons claros de azul, como o caso de Calmaria, são associados à nobreza e costumam ser escolhidos para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade”, ensina Patricia Sant’Anna, CVO (Chief Visionary Officer) da Tendere.

Tintas Coral – Silêncio de Inverno


A cor escolhida pelas Tintas Coral para 2023 é a Silêncio de Inverno™ –  uma cor positiva e natural que, ao nos conectar com a natureza, torna a nossa casa mais aconchegante. O esverdeado claro e terroso que evoca plenitude, calma e a magia das transformações. 

“É uma cor muito fácil de usar, colorida, mas ainda dentro do grupo dos neutros. Uma cor que não escurece os ambientes, que tem luminosidade média, em uma mistura de bege com verde pouco saturada, ou seja, é uma cor que não enjoa”, avalia o arquiteto e designer Maurício Arruda, embaixador da marca.

Inspire-se nas novas cores de 2023 para decorar seu novo lar. Entre em contato conosco e conheça as unidades WKoerich disponíveis para começar uma nova vida.

    Interesse: AluguelVenda