Arquitetura biofílica: projetos inspirados na natureza

A arquitetura biofílica é o conceito que integra a construção com a natureza, oferecendo bem-estar para os moradores e sustentabilidade ao projeto. Esse tipo de arquitetura proporciona a integração da natureza com espaços do dia a dia.    

Principais características de um projeto de arquitetura biofílico:

– Paisagismo com uso de recursos naturais: caminhos de água, vegetação nativa, luz solar.
– Relacionamento entre natureza e ser humano, através de jardins, fontes de água, horta culinária e praças com diversidade de vegetação.

Utilização de vegetação variada, aproveitamento de luz e ventilação naturais – arquitetos exploram essa tendência para criar espaços inspiradores em meio às áreas urbanas.


Espaço Yoga do Costa Azul Clube Residencial

A biofilia também contribui com a sensação de calma e estimula a criatividade. A vegetação pode aparecer em formato de jardim vertical, jardim suspenso ou em terraços, trazendo mais beleza para o ambiente e conexão com as pessoas.  

A arquitetura biofílica é uma alternativa para espaços com muito concreto e pouca natureza, por isso, alguns recursos podem ser utilizados para melhorar os ambientes. No Fragata Residencial o conceito de fachada ativa foi utilizado, melhorando o passeio pelo entorno do condomínio e a qualidade do ar através das árvores e plantas em torno da construção.


Solução de fachada ativa para o projeto arquitetônico do Fragata Residencial


Lounge com vista do Costa Azul Clube Residencial

A presença de água estimula os sentidos e melhora  a experiência nos ambientes, com elementos como fontes, piscinas e quedas d’água.


Praça das Águas do Costa Azul Clube Residencial

Além de usar do design para a construção de ambientes mais sustentáveis, o projeto arquitetônico biofílico é um diferencial para quem busca proximidade com a natureza e uma vida com mais bem-estar.

Entre em contato e conheça mais empreendimentos WKoerich

    Interesse: AluguelVenda